segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ola para todos fais algum tempo né bom hoje vou falar em mistérios da humanidade isso é uma coisa que chama a atenção de muitos por exemplo como a muralha da china foi construída as piramides como um povo sem tecnologia fez esses monumentos históricos
não sei se vocês sabem do pano que cobril cristo após a crucificação o nome é sudário esta hoje na catedral
de Turim Itália  trata se de um pano de linho  com 4,36 metros de comprimento e 1,1 metros de largura que revela a imagem de um homem barbudo e despido com danos físicos possivelmente provenientes de uma crucificação. Muitos cristãos acreditam que a peça teria sido utilizada para cobrir o corpo de Cristo após sua morte.Santo Sudário
A peça está protegida na Catedral de Turim (Itália), e raramente é exposta para o público. Somente quando revelada em negativo é que a imagem da face se torna visível. Contra muitas opiniões, o objeto foi restaurado quase completamente em 2002.
E um dos grandes mistérios que envolvem o Sudário de Turim é sua origem. Há referências do pano na bíblia, mas o sudário só foi visto em meados do século XIV.
As primeiras análises do sudário foram realizadas no começo dos anos 1970 pelos cientistas. Eles descobriram que a imagem do pano é composta por várias gotículas de tinta. O sudário foi submetido à diversos experimentos em 1978, por uma equipe de 40 cientistas, como fotografias de diferentes tipos de filme, radiografia de raios-X, raios-X com fluorescência, espectroscopia e infravermelho, mas a equipe não obteve permissão do Vaticano para realizar uma datação com carbono 14.
Esse teste só pôde ser realizado 10 anos depois, por equipes de diferentes laboratórios científicos. Todas as datações realizadas indicavam que o objeto era da época de 1260 a 1390, na Idade Média – cerca de 13 séculos após a morte de Cristo.
Mas até hoje a datação do sudário é tema de debates, isso porque alguns pesquisadores alegam que bactérias no Sudário impediam uma datação precista através do carbono 14. Alguns ainda afirmam que o sudário foi submetido à um incêndio no final da Idade Média, o que pode interferir na datação. Por sua vez, a equipe de pesquisadores que realizou a datação contesta, afirmando que antes das análises o sudário foi completamente descontaminado e o intervalo de resultados (1290-1390) se deve ao fato do incêndio em 1532 e tentativas fracassadas de restauração.
Muito estudada, a imagem no sudário é bastante peculiar, sendo inteiramente superficial (não penetra nas fibras do tecido sob a superfície) e as manchas de sangue ali presentes são de fato manchas de sangue reais.
A Igreja Católica não opinou sobre autenticidade do Santo Sudário. Até hoje não se sabe como a imagem do corpo foi produzida. Algumas tentativas recentes de reproduzir o sudário foram em vão. Para os fieis, não há dúvida – é Jesus Cristo, para os outros, uma farsa muito bem elaborada (talvez nem mesmo com esse propósito) durante a Idade Média (como as datações indicam). E a polêmica parece não ter fim.

eu achei muito loko isso nunca tinha visto fala disso outro ato curioso os dinossauros morreram mesmo com com a impacto de um meteoro pesquisadores da universidade de Princeton (EUA) falam que foi pela quantidade de enxofre no ar atmosférico causada pela atividade vulcânica que existia a milhões de anos atrás
bom  amanhã eu posto outras curiosidades como essas 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário