quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Culinária

Hoje vamos sair da televisão e vamos falar um pouco de culinária
eu nunca ouvi falar Strudel e pirogue 

Strudel é mais frequentemente associada com cozinha austríaca , mas também é um doce tradicional em toda a área anteriormente pertencente ao império austro-húngaro .
A mais antiga receita Strudel  é de 1696, uma receita manuscrita na Biblioteca Municipal de Viena, Wiener Stadtbibliothek. A pastelaria tem suas origens nas semelhante perto doces orientais

Origem Áustria

Ingredientes da Receita de Strudel de Maçã

Massa:
1 2/3 xícara de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
3/4 xícara de leite morno
Recheio:
4 maçãs verdes grandes descascadas, sem sementes e cortadas em fatias finas
1/4 xícara de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 xícara de uvas passas brancas, sem sementes
1/2 colher (sopa) de casca ralada de limão
Manteiga derretida para pincelar
1/2 xícara de amêndoas sem pele, picadas
Farinha de rosca para polvilhar

Como Fazer Strudel de Maçã

Modo de Preparo:
Massa:
Coloque farinha de trigo sobre uma superfície de trabalho, faça um buraco no centro, junte a manteiga, sal, leite, amasse bem, até a massa se desprender da superfície. Bata vigorosamente até a massa fazer bolhas, ficar homogênea e consistente como massa de pastel. Deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Recheio:
Em uma tigela grande, coloque as fatias de maçã, açúcar, canela, passas, casca ralada de limão, misture delicadamente e reserve.
Montagem:
Para abrir a massa forre a superfície com papel manteiga ou um pano bem limpo.
Com um rolo, abra a massa rapidamente em todas as direções até ficar bem fina, quase trans parente.
Pincele a massa com manteiga derretida, polvilhe uma faixa horizontal de massa, com 10 cm de largura, com amêndoas picadas e, por cima, distribua a mistura de maçã, deixando um espaço de cerca de 4 cm nas duas extremidades da faixa de massa para o recheio não escapar enquanto enrolar o strudel.
Levantando o pano, enrole o strudel como se fosse um rocambole, pincele a parte superior com manteiga derretida e polvilhe farinha de rosca.
Unte uma assadeira com manteiga, achate as pontas do strudel com uma espátula, coloque-o na assadeira, leve ao forno para assar por 10 minutos. 
Reduza a temperatura para média (180º) e asse por cerca de 20 minutos ou até ficar dourado. 
pirogue


Culinária da Polônia (polonês:  é uma mistura de tradições culinárias eslavas e estrangeiras. Surgida da mistura dos diversos costumes culinários das várias regiões da Polônia e culturas circunvizinhas, ela utiliza uma grande variedade de ingredientes. É rica em carne de todos os tipos e temperos, bem como de tipos diferentes de massas e bolinhos, sendo o mais popular deles o i(massa cozida, com recheio de requeijão e batata, acompanhado de molho de linguiça, nata e bolas de requeijão). Assemelha-se à outras culinárias eslavas quanto ao uso de mingaus  e de outros cereais, mas teve também uma grande influência das culinárias turca,alemãhúngarajudaica,russa,francesa e culinárias coloniais do passado. No geral, a culinária da Polônia é rica, substancial e relativamente alta em gorduras. O polonês dedica uma parte generosa de seu tempo para desfrutar suas refeições.
Um almoço típico é normalmente composto de pelo menos três pratos, começando com uma sopa, como  (beterraba) ou  (um alimento feito de centeio triturado fermentado), seguido talvez em um restaurante por um aperitivo de salmão ou arenque (preparado com creme, óleo ou vinagre). Outros aperitivos populares são patês feitos de vários tipos de carnes, legumes ou peixes. O prato principal pode ser bigos (chucrute com pedaços de carne e linguiça) ou  (bistecas de porco empanadas). Termina com uma sobremesa, que pode ser um sorvete ou, mais provavelmente um pedaço de , bolo feito em casa com sementes de papoula, ou ainda, um tipo de bolo de levedo. Outras especialidades polonesas incluem (uma sopa fria de beterraba para os dias quentes),  (juntas de carne de porco cozidas com legumes
ingredientes
  • 1kg de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • Sal à gosto
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 3 xícaras (chá) de água
  • Água para cozinhar
Recheio:
  • 500grs de batata cozida e espremida
  • 500grs de requeijão cremoso tipo Catupiri*
Modo de preparo
  • Misture os ingredientes da massa em uma tigela e amasse bem com as mãos.
  • Abra com um rolo, corte em círculos com a boca de um copo e recheie com a batata e o requeijão cremoso misturados.
  • Dobre ao meio e feche as bordas, apertando com um garfo.
  • Cozinhe aos poucos em uma panela com água, sal e 1 fio de óleo até as massas subirem à superfície e transfira para um prato.
  • Se desejar, sirva com molho de sua preferência e decore com salsa.
Dica
  • Pirogue é o nome dado a um pastel cozido, de origem ucraniana.
Rendimento:  10 porções


lasanha

Lasanha (lasagna em italiano) é tanto um tipo de massa em folhas (normalmente ondulada na América do Norte mas não na Itália), como também um prato por vezes chamado Lasanha no Forno feito com camadas alternadas de massa, queijo e ragu (um molho de carne).
A palavra lasanha provém da grega  que significa pote de quarto. O termo foi depois emprestado pelos romanos como  para significar pote de cozinhar. Os italianos usaram a palavra para definir o prato onde, hoje se sabe, era feita a Lasanha.
Apesar de tradicionalmente se acreditar que a lasanha é um prato tipicamente originado na Itália, tem-se evidências de que há um prato muito similar conhecido como , comido na corte de Rei Ricardo II no século XIV. Esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.
A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluía tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.

Panqueca


Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovosfarinha e leite. Existem muitas variações estatais de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.
Os pasteis estilo americano levam geralmente mel ou xarope de bordo como molho, acrescentando um sabor especial e doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos.
Na maioria dos países da América do Sul e Central, as panquecas são um prato totalmente diferentes das panquecas norte-americanas. Elas são salgadas e, embora também levem o ovo como ingrediente principal, são enroladas e servidas com recheio de carne, atum ou frango. Outra diferença é que vão à mesa no almoço, e não no café-da-manhã (pequeno almoço) ou ao lanche. Se quiser fazer aqui está: Ingredientes para 4 pessoas 300 g de farinha 1 colher de sobremesa de fermento em pó 3 colheres de sopa de açúcar sal 2 ovos 1 chávena de leite (2 dl) 60 g de Vaqueiro Culinesse xarope de milho Preparação Numa tigela, misture a farinha com o fermento, o açúcar e uma pitada de sal e abra um buraco ao centro.
Desfaça os ovos com um garfo e misture-lhes o leite e a Vaqueiro Culinesse.
Deite no meio da mistura de farinha e mexa com uma vara de arames até obter uma massa lisa.
Deite um pouco de Vaqueiro Culinesse numa frigideira com 14 a 16 centímetros de diâmetro, de preferência anti-aderente , e leve ao lume a aquecer.
Logo que esteja quente, deite a massa com uma concha de sopa na frigideira, rode de modo a que a massa cubra o fundo e volte a panqueca passado cerca de 1 minuto.
Deixe cozer do outro lado e retire para um prato, mantendo quente.
Repita as operações até esgotar a massa.

ingredientes

  • 1 copo de leite
  • 1 copo de trigo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal

modo de preparo

bata tudo no liquidificar. Em uma frigideira untada, vá derramando um concha da massa por vez, e espalhe pela frigideira. Depois recheie a gosto.
Bom apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário